A cidade de Gramado (RS) vai reabrir hotéis, parques de turismo e museus, porém com algumas restrições no funcionamento. O prefeito Fedoca Bertolucci assinou nesta quarta-feira o decreto permitindo a abertura destes espaços, desde que com cumprimento de normas de prevenção.
Os hotéis poderão funcionar somente com a metade da capacidade permitida. No caso de hospedagens compartilhadas, como hostels e albergues, fica proibido o uso de beliches ou triliches, respeitando a distância de três metros entre uma cama e outra. As áreas sociais e de lazer (como piscinas, academias, saunas, sala de jogos entre outros de uso compartilhado) estão proibidas de abrir. “O decreto visa atender a reivindicação da classe hoteleira, sem descuidar nas medidas preventivas em relação a COVID-19”, disse o prefeito.
Outra mudança é que será proibido servir café da manhã no sistema buffet. Os hóspedes poderão receber a alimentação no quarto ou em sistema a la carte no salão.
O decreto também inclui outras medidas, entre elas o distanciamento entre hóspedes no check-in e check-out; manter álcool em gel na entrada do estabelecimento para utilização de hóspedes e funcionários, e o uso obrigatório de máscara em elevadores e outras áreas de circulação.
As locações por temporada e os campings permanecem proibidos na cidade por causa da dificuldade de fiscalização. O prefeito inclusive notificou a plataforma Airbnb, solicitando que fossem canceladas as reservas de acomodações na cidade.
No caso de parques e museus, as atividades também poderão ser retomadas com até 50% da capacidade permitida no local. Deve ser respeitada a distância mínima de dois metros com outros visitantes, sendo que para ingresso do público as filas devem ser organizadas com espaçamento mínimo de um metro e meio entre as pessoas.
A cidade vizinha Canela, por outro lado, prorrogou até sexta o decreto de fechamento.