Noronha é pequena, mas nem por isso será tão simples decidir onde ficar. Escolher onde se hospedar é também pensar sobre quanto você está disposto a pagar e no tipo de conforto da acomodação que gostaria de ter. Além disso, é importante pensar em como fará para se deslocar pela ilha, porque isso influencia na escolha da localização de sua pousada.
O centrinho fica na Vila dos Remédios, onde estão boa parte dos restaurantes e lojas, mas a Vila do Trinta e a Floresta Nova também são lugares bem localizados e próximos. Ficando nessas três regiões você poderá ir a algumas praias caminhando e aproveitar o movimento que rola pela noite sem pensar em meio de transporte.
As hospedagens em Noronha são caras, essa é a verdade incontestável. Os preços são bem mais altos quando comparados aos mesmos serviços oferecidos no continente, então não espere encontrar nada luxuoso se optar por pagar pelo básico – o básico de Noronha é simples mesmo! De toda forma, não desanime com esse pequeno banho de água fria. A boa notícia é que, mesmo sendo um destino conhecidamente caro, há todo tipo de hospedagem, desde pousadas luxuosas a pousadas domiciliares, que são fonte de renda dos nativos.
Noronha tem pousadas pequenas e geralmente com poucos quartos.
As opções mais econômicas são as pousadas domiciliares, criada junto às casas dos nativos. São pousadas reformadas para atender aos hóspedes e embora simples, muitas delas contam com cama confortável, ar condicionado e frigobar. Entre as pousadas domiciliares de Noronha estão a Miragem, Pousada da Maga e Pousada Capim Açu.
Em seguida, num patamar de preços mais altos e com infraestrutura melhor, estão as pousadas de valor intermediário, muitas delas com piscina ou restaurantes. Entre as pousadas dessa categoria estão a Pousada do Vale, Pousada da Germana e Mar Aberto.
Em uma categoria superior, indicada para quem prefere uma acomodação de luxo ou vai, por exemplo, passar uma data especial em Noronha e quer investir mais em hospedagem, estão pousadas como a Solar dos Ventos, localizada no Sueste, a Triboju, que tem um restaurante de muita qualidade, e a Pousada Morena, que tem uma excelente estrutura, uma piscina maravilhosa e um dos melhores visuais em Fernando de Noronha!
Dicas:
Assim como em todas as cidades, os valores das pousadas variam ao longo do ano. Épocas de férias, como a segunda quinzena de dezembro, Réveillon e meses como janeiro, fevereiro, julho e agosto são alta temporada, sinônimo de serviços caros. Quem pensa em economizar pode ir nos meses de baixa temporada, como março, abril, maio (época de chuvas) ou outubro e novembro (época de seca).
Sempre veja fotos da pousada que você escolher, leia comentários de quem já esteve no lugar e observe se aquela opção atende suas expectativas. Você encontra boas oportunidades ao procurar pousadas com antecedência, basta se informar.