Para conhecer Gramado e suas adjacências, são oferecidos alguns passeios pelas empresas turísticas e eles são indicados para quem não tem um longo tempo de viagem e quer ver as principais atrações em um curto período ou para quem quer explorar roteiros menos tradicionais. O diferencial de fazer passeios com as agências é que elas oferecem o transporte, um guia com conhecimento sobre a região e também já têm toda uma estrutura criada para realizar a programação.
Quem quer ter uma visão geral de Gramado e ter acesso aos seus principais pontos turísticos, uma excelente dica é fazer o Passeio de Jardineira, com o BusTour, um ônibus turístico da cidade ou um City Tour. Ambos os transportes levam aos principais pontos de Gramado, mas o BusTour ainda leva aos pontos turísticos de Canela, permitindo que você desça nos lugares que considerar interessante e faça passeios por conta própria, mesmo sem ter um carro.
Distanciando-se um pouco mais de Gramado e Canela, você encontrará passeios como os que levam aos pontos turísticos de Nova Petrópolis ou ainda mais longe, a Itaimbezinho, que tem cânions profundos e lindíssimos, pouco conhecidos por grande parte dos turistas. Para conhecer um pouco da história da colonização local e das famílias que colonizaram a região, faça o tour Raízes Coloniais, que mostra o lado histórico da colonização da cidade.
Entre os passeios mais populares, estão os que levam às vinícolas da Serra Gaúcha, como o Tour do Vale dos Vinhedos e o Tour Uva e Vinho, que podem ser feitos em conjunto (ou não), com um passeio de Maria Fumaça, um trem panorâmico que faz um trajeto lento, mas muito gostoso no meio da natureza. Esse tipo de passeio é realizado por várias agências e seu nome muda um pouco de acordo com a programação contemplada e vinícolas visitadas, mas, no geral, o foco é poder conhecer as vinícolas da região, o modo de produção de suas bebidas e cidades serranas como Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, etc.
Pela noite, dois dos passeios conhecidos pelos turistas são a Noite Gaúcha e Noite Alemã. O primeiro, Noite Gaúcha, acontece numa churrascaria, tem refeição farta e relembra a tradição do povo gaúcho através de suas músicas e danças. Já o segundo, Noite Alemã, acontece em Nova Petrópolis, com um jantar cheio de delícias da culinária alemã e danças tradicionais da Alemanha, país original de muitos imigrantes do Rio Grande do Sul.