Quando se pensa em Noronha, o mar é seu maior atrativo. A água nas ilhas do arquipélago é cristalina, feito de um misto de tons esverdeados que, conforme aumentam de profundidade, oscilam entre tons de azul – uma mudança espetacular.
As águas mantêm uma temperatura agradável durante todo o ano e são ótimas para mergulho, mesmo com snorkel. Ver diferentes cardumes nas praias, tartarugas e, às vezes, pequenos tubarões é o que os turistas mais esperam, e, sem precisar de muita sorte, alcançam. A diversidade da vida marinha em Noronha é surpreendente e é possível observar animais extraordinários no seu habitat natural.
A ilha está dividida entre Mar de Dentro, a parte voltada para o Brasil, e Mar de Fora, a parte contrária, voltada para a África. No Mar de Dentro fica a Praia do Sancho, a Baía dos Porcos e a Cacimba do Padre. O Mar de Fora tem mais pedras e tem menos praias, entre elas o Sueste, onde se faz um dos melhores mergulhos com snorkeling de Noronha (com sorte você verá tartarugas e tubarões por ali), e a Praia do Leão, onde há a desova das tartarugas.
Perto da Vila dos Remédios, o centrinho de Noronha, estão três ótimas praias, que são uma boa ideia para quem quer contar com alguma estrutura enquanto curte o mar. São elas a Praia do Cachorro, que tem um bar, a Praia do Meio e a Praia da Conceição, que algumas vezes têm ondas mais fortes. Entre a Praia do Meio e a Conceição fica o conhecido Bar do Meio, um point do fim de tarde na ilha!
O Mar de Fora possui muitas praias diferentes, mas se você quer conhecer o melhor de Noronha, ir à Praia do Sancho é primordial. Essa é, simplesmente, a praia mais bonita do Brasil, e seu acesso só pode ser feito pelo mar ou ao descer uma escadaria no meio de uma pedra. Ao chegar e perceber o visual para a praia, você entende o porquê de tanto apreço. Ande pelo paredão rochoso acima da praia, tire muitas fotos, observe o Morro Dois Irmãos e a Baía dos Porcos (outra praia igualmente charmosa). Ao visitar o local você ainda pode ir ao Mirante dos Golfinhos, onde é possível admirar muitos golfinhos, especialmente pela manhã.
Para quem gosta de surfar, um dos destaques da ilha é a Cacimba do Padre. Já para quem quer fazer snorkeling, além do Sueste, outras boas opções são a Praia do Porto, que tem uma embarcação naufragada que reúne várias espécies marinhas, e Atalaia, que tem uma espécie de piscina natural na maré baixa!
Nade com o snorkel, respire o ar puro do lugar, mergulhe e se encante com uma beleza tão pura que só Noronha é capaz de oferecer.