O belo mar cortado por relevo acidentado e aliado à vegetação fechada de Mata Atlântica dão o tom das praias de Ilhabela. Com mais de trinta porções de areia acessíveis por terra e mar — muitas delas ainda preservadas e com ambiente selvagem —, Ilhabela se tornou um dos principais destinos de São Paulo para quem busca dias de descanso. Ilhabela, na verdade, é formada por um conjunto de ilhas, sendo a principal delas a de São Sebastião. Ainda que haja diferentes nomes para cada porção de terra deste arquipélago, é mesmo por Ilhabela que moradores e turistas se referem à região. E cada pedacinho dessa ilha é um potencial espaço para descanso à beira-mar.
Ilhabela tem um lado da costa bastante desenvolvido e outro altamente preservado. As praias mais urbanas estão localizadas na costa oeste e próximas à área da ilha com infraestrutura. Já as praias mais selvagens ficam ao longo da costa leste, onde o acesso quase sempre só é possível por via marítima (com algumas exceções, entre elas a Praia de Castelhanos). Em todas as regiões da ilha, haverá belas porções de areia para curtir e cada uma delas com características bem distintas. Sendo assim, será necessário percorrer algumas praias para encontrar a sua predileta em meio às belezas de Ilhabela.
As praias mais urbanas de Ilhabela estão localizadas ao longo da estrada que liga o Sul ao Norte da Ilha, passando pela região central. E é assim mesmo que Ilhabela é dividida entre os moradores: sul, centro e norte. E a divisão ajuda bastante na hora de percorrer a ilha. Ligadas por uma via contínua, Ilhabela é um deleite para quem gosta de ir pingando de praia em praia. A distância entre uma e outra muitas vezes é de menos de um quilômetro, o que permite conhecer diversas faixas de areia em um mesmo dia. Vale ir de carro, ônibus e a pé. Em alguns trechos, há ciclovias convidativas ao passeio.
Praias do sul
Bastante frequentada pelos turistas, as praias do sul de Ilhabela agradam por aliar mar tranquilo à boa infraestrutura e oferta de pousadas nas redondezas. Saindo do centro rumo ao Sul, a primeira praia mais agitada no circuito é a Praia da Ilha das Cabras, onde o mar é altamente convidativo tanto a um mergulho para refrescar quanto para a prática de snorkel. Na sequência, estão as pequeninas Praia do Oscar e Praia do Portinho, que não estão entre as melhores opções do Sul.
Seguindo a estrada, outras duas praias que se destacam são a Praia do Julião, com lindo por do sol e bons restaurantes, e a Praia da Feiticeira, sem quiosques e especialmente interessante para quem prefere praias com pouca infraestrutura. Logo depois, você encontrará uma das porções de areia prediletas entre os moradores de Ilhabela: a Praia Grande! Com excelente infraestrutura, a Praia Grande oferece orla bem estruturada, quadras de esportes, bares, restaurantes, quiosques para aluguel de equipamentos esportivos e ainda uma igrejinha para compor a paisagem. Ela é a animada tanto de dia quanto à noite.
O agito do lado sul não termina na Praia Grande, logo depois você encontrará a Praia do Curral, uma das mais badaladas de Ilhabela e onde está o disputado DPNY Beach Hotel & SPA, cheio de glamour à beira-mar. Se você não faz a linha que gosta de um pouco de luxo, não se preocupe. Por lá há também outros deliciosos restaurantes. Mas se você quer mesmo é sossego, caminhe um pouquinho mais até a Praia do Veloso, última praia do lado sul e quase sempre bem tranquila. De Veloso até a Praia da Ilha das Cabras são apenas 7 km de estrada. Dá até para conhecer tudo a pé.
Praias do centro
O centro de Ilhabela é marcado por praias com mais infraestrutura, orla bem estruturada e ciclovias ótimas para passeio. É nessa região onde está a Praia do Perequê, uma das melhores opções no centro de Ilhabela para quem procura tudo no mesmo lugar. Perequê tem restaurantes, quiosques, agências de turismo e aluguel de equipamentos, quadras de esportes e muitos coqueiros para oferecer sombra diante da água fresca do mar. Da Praia do Perequê até a Praia da Vila, última do centro, são 4 km de estrada.
Seguindo rumo ao sul, a região central de Ilhabela ainda reserva praias como as vizinhas Itaquanduba e Itaguaçu, onde é possível ver um lindo entardecer; Engenho d’Água e Pequeá, que contam com orla para passeio e o antigo casarão colonial que é marca de Ilhabela; a Praia do Saco da Capela, que é repleta de veleiros, quiosques e bares em uma linda orla para passeio; e a Praia da Vila, que marca o Centro Histórico e oferece um dos mais animados ambientes de Ilhabela, com muitos restaurantes, bares e a chegada dos turistas em grandes cruzeiros que desembarcam no local.
Praias do norte
Com praias menos frequentadas, se comparadas ao sul, o norte de Ilhabela agrada especialmente aos turistas que buscam mais sossego e mar tranquilo. Algumas praias, como Armação e Pedra do Sino, até atraem um número maior de frequentadores, mas nada que chegue perto da Praia da Ilha das Cabras, Praia Grande e Praia do Curral, no lado sul. As praias do norte de Ilhabela terminam na estrada de terra que leva à maravilhosa Praia do Jabaquara, já considerada um dos redutos ainda selvagens de Ilhabela. Da Vila até Jabaquara são 14 km de estrada, permeados por porções de areia.
A partir da Vila, a primeira faixa de areia do lado Norte é a Praia de Santa Tereza, que oferece lindo cenário para fotos diante das canoas caiçaras que colorem a paisagem. Adiante, está a Praia do Barreiros, que tem longa faixa de areia para passeio é sempre tranquila e bem vazia. Logo após, vem uma sequência de praias pequeninas e que atraem muitos turistas que se hospedam na região. A Praia do Viana e a Praia da Siriúba agradam por aliar calmaria ao serviço de quiosque, espreguiçadeiras e guarda-sóis convidativos a um dia de descanso.
A porção de areia seguinte é a Pedra do Sino, onde o mar extremamente calmo, o amplo estacionamento, o serviço de restaurante e a oferta de mesinhas na areia agradam especialmente às famílias, que encontram ali um bom ponto de apoio para passar o dia. O lugar ainda conta com um píer de madeira que leva até as praias que, ao receberem batidas, fazem som de sino.
Passada a Pedra do Sino, a atração fica por conta do mar transparente e a grande presença de vida marinha na Praia Ponta da Azeda e Praia do Pinto. As duas estão afastadas da estrada e muitas vezes passam desapercebidas pelos turistas, o que faz delas ambientes bem tranquilos e ótimo para a prática de snorkeling. Conectada à Praia do Pinto por uma trilha à beira-mar, a Praia da Armação oferece restaurantes, serviços de aluguel de equipamentos esportivos, bom vento para a prática de esportes náuticos, muita sombra e uma linda igrejinha à beira da praia.
Terminado o asfalto, começa o trecho de terra do lado sul de Ilhabela. E essa estrada leva a duas belas porções de areia. A Praia da Pacuíba é a primeira delas. Bem escondida, é preciso ficar atento para não perder a entrada da curta trilha que leva a essa charmosa praia. Com mar transparente, gramado convidativo a relaxar e muita sombra, a Praia da Pacuíba é um dos paraísos escondidos de Ilhabela. Da Praia da Armação até Pacuíba serão 3,7 km.
A estrada de terra segue por mais 4 km até a Praia do Jabaquara, última praia acessível por estrada e uma das mais espetaculares paisagens de Ilhabela. Com vegetação preservada e cercada por montanhas, Jabaquara pode ser também classificada como uma das praias selvagens da ilha. No local, há bons restaurantes e toda a infraestutura necessária para passar o dia. Um detalhes, entretanto, deve ser levado em conta: a presença massiva de borrachudos. Leve repelente e se proteja ou nem o mar e o visual espetacular irão te ajudar a ser feliz por lá.
Praias selvagens da costa leste
As praias mais preservadas de Ilhabela estão localizadas ao longo da costa leste, em meio ao Parque Estadual de Ilhabela, onde a vegetação de Mata Atlântica é quem reina na paisagem. Grande parte dessas praias só pode ser acessada pelo mar em passeios de barco. Há algumas exceções, como a Praia de Castelhanos, que também é acessível por veículo 4×4, mas isso é uma raridade entre essas porções de paraíso mais isoladas de Ilhabela.
Com orla em forma de coração, a Praia de Castelhanos é uma das mais desejadas entre os turistas, que contam com passeios de flexiboat e veículos com tração 4×4 para chegar até lá e curtir o dia em meio a um visual maravilhoso. Castelhanos oferece restaurantes e no local há uma pequena vila de pescadores. Um lindo mirante no canto direito da praia permite ver do alto o coração formado pela faixa de areia.
O circuito nos arredores de Castelhanos inclui outras praias. Se o tour escolhido for pelo mar, será possível visitar ainda a Praia da Fome e a Praia do Saco do Eustáquio, as duas pequenas porções de areia que fazem parte do roteiro mais comum de passeio. Na mesma rota, ainda estão a Praia do Poço, Praia da Serraria, Praia da Granxuma e a Praia da Caveira, todas acessíveis por mar e mais procuradas por quem tem barco próprio ou contrata um tour particular. Para quem busca um pouco mais de aventura em Ilhabela, há trilhas a partir da Praia de Castelhanos que levam até a Praia Mansa, Praia Vermelha e Praia da Figueira (até aqui serão duas horas de trilha).
Outra bela praia que dá fama de paraíso a Ilhabela é a Praia do Bonete. Com acesso apenas por mar, a Praia do Bonete agrada aos turistas que buscam conforto e maior isolamento. No Bonete, há opções de bares, restaurantes, hospedagem e uma pequena vila que recebe os turistas. Quem visitar Bonete poderá conhecer outras praias na região, como a Praia de Enchovas (acessível também por trilha de 50 minutos a partir do Bonete) e a Praia de Indaiaúba (para chegar, combine o trajeto com os barqueiros que ficam na Praia do Bonete).
É importante dizer que, em todas as praias mais selvagens de Ilhabela, há grande incidência de borrachudos. Ao fazer passeios para as praias do Bonete, Castelhanos, Fome, Saco do Eugênio e outras da região, esteja muito preparado para se proteger. Os borrachudos são muito chatos e podem até estragar a experiência nessas lindas praias.