Após dois meses de fechamento devido à pandemia, importantes monumentos da Grécia e, portanto, da história mundial, estão reabertos ao público desde o início desta semana. Entre eles, está a famosa Acrópole, o ponto turístico mais procurado de Atenas, que recebeu 2,9 milhões de visitantes somente em 2019.
Este é o primeiro passo para a retomada do turismo no país, importante pilar da economia grega, que deve se intensificar inicialmente com as viagens domésticas e, a partir de 1° julho, com o relaxamento das fronteiras, espera receber turistas estrangeiros.
Por enquanto, estão reabertas somente atrações ao ar livre, como são os templos espalhados na capital e em outras regiões do país. Para acessar os sítios históricos, visitantes devem manter distância de pelo menos 1,5 metro uns dos outros e, se possível, usar máscara (a obrigatoriedade vale somente para guias turísticos). Atrações fechadas como os museus devem voltar a funcionar somente a partir de 15 de junho.
O acesso a 500 praias gregas também foi liberado no último fim de semana. Foi a oportunidade de os gregos aproveitarem a primeira onda de calor para frequentar espaços públicos, o que não era permitido desde 23 de maio, quando foi decretado o confinamento geral no país. Mas, é claro, há regras: as cadeiras de praias são desinfetadas após o uso, não são permitidas mais de 40 pessoas por mil metros quadrados e os guarda-sóis devem estar a quatro metros de distância. O governo também considera o uso de drones para fazer o monitoramento das praias e detectar possíveis aglomerações.
As viagens às famosas e paradisíacas ilhas gregas, no entanto, serão permitidas somente a partir de 25 de maio. Vale destacar que os arquipélagos gregos passaram a crise sem registrar casos de coronavírus. Aliás, até o momento, a Grécia contabiliza 165 mortos pela Covid-19, número bem baixo se comparado com países vizinhos e outras potências europeias.
Assim como a Grécia, outros países da Europa também estão aos poucos reabrindo suas atrações mais turísticas. Vale saber como se dará a retomada do turismo, se os viajantes se sentirão seguros para visitar locais de maior movimentação. Falando nisso, como estão os seus planos de viagem?