A balsa que parte de São Sebastião leva turistas ávidos por maravilhosos dias de praia em meio a deslumbrantes cenários. O destino é Ilhabela, um pedacinho de paraíso em meio ao belo Litoral Norte de São Paulo. Poucos minutos separam os viajantes das porções de areia emolduradas por grandes montanhas e intenso verde que cerca o lugar. Enquanto a balsa atravessa, impossível não alternar o olhar entre a paisagem e o céu. A torcida é por dias de muito sol, claro! E quando ele aparece, Ilhabela é ainda mais linda! Aproveite o feriado, as férias ou um intervalinho no trabalho. O destino é ótima pedida para quem está com pressa de ser feliz, mesmo que reste apenas um dia de folga para aproveitar!
Ilhabela está entre os destinos litorâneos mais procurados por moradores de todo o estado de São Paulo. Entretanto, nem só de paulistas vive o arquipélago. Ilhabela desperta paixões em turistas de todo o Brasil, que veem no lugar uma ótima oportunidade de aliar conforto, preço acessível e bons serviços a excelentes praias. No pacote, entretanto, não podemos deixar de dizer que vem uma pequena pegadinha: os borrachudos. Pois é! Os moradores de Ilhabela costumam dizer que seria perfeição demais se não houvesse os incômodos mosquitinhos. Passado o repelente… É hora de aproveitar!
A paisagem acidentada que recobre Ilhabela ajuda na formação dos seus principais pontos turísticos. Os dias de folga serão regados a muito banho de mar e cachoeiras deliciosas em meio à Mata Atlântica. São mais de trinta praias para os turistas que desejam descanso com os pés na areia. E a boa notícia é que grande parte delas é facilmente acessível por estrada, sem necessidade de barco ou trilhas.
Algumas porções de beleza mais isoladas, não vamos negar, exigem algum sacrifício a mais para serem visitadas ou não haveria tanta graça no passeio. Chegar à Praia do Bonete, Praia de Castelhanos, Praia do Jabaquara e outros pequenos paraísos exige um pouco mais que uma despretensiosa caminhada pela orla. Nada que um passeio de barco ou 4×4 não resolva. O importante é curtir o máximo possível, do início da manhã até o pôr do sol, que costuma ser deslumbrante à beira-mar em porções de areia como a Praia do Curral, Praia do Julião e Praia do Perequê.
Ilhabela, fora das praias, agrada em cheio com pousadas charmosas, bons restaurantes, noite animada e farta agenda cultural, com eventos que atraem milhares de turistas. Bem… Nesse caso, é bom se programar. Sabe como é… Muita gente terá a mesma ideia de viajar naquele feriadão em que você estará livre. E o engarrafamento pra chegar em Ilhabela pode atrapalhar um pouco os planos de sossego. Garantimos, entretanto, que, passada a travessia da balsa, você poderá escolher um cantinho na praia para ser feliz. Não faltará um lugar ao sol e, claro, de frente para o mar! Seja bem-vindo a Ilhabela.
Entenda a região de Ilhabela
Ilhabela é, oficialmente, um município-arquipélago marinho e faz parte da microrregião de São Sebastião, no Litoral Norte do estado de São Paulo. Por coincidência, a principal ilha do arquipélago (que conta com quatorze ilhas e ilhotes) também recebe o nome de São Sebastião. Contudo, o mais usual é chamá-la mesmo de Ilhabela. A ilha principal — com mais de 340 km² de área — tem uma pequena parte com infraestrutura, onde estão as praias urbanas do Sul, Centro e Norte de Ilhabela. O restante, que corresponde a cerca de 80% do arquipélago, faz parte do Parque Estadual de Ilhabela, região protegida e onde estão a Praia de Castelhanos, Praia do Bonete, Cachoeira do Gato e outras atrações.